PODCAST#1 Planejamento Estratégico PARTE 1
Planejamento estratégico é o mapa para organizar sua empresa, para isso é necessário a você saber quem é sua empresa. Isso se dá através da identidade organizacional que é definida pela missão,visão e valores.
Muitos empresários quando abrem sua empresa se preocupam com 3 coisas: Vendas, Estoque e mão de obra barata. Nessa ordem o terceiro é usado uma frase muito errada caso não dê certo uma pessoa na empresa “Tem uma fila de pessoa querendo emprego”.
Bem, mas nesse modelo de só se preocupar com as vendas, estoque e “empregados” a empresa fica andando em círculo e querendo vencer uma maratona, o empresário sonha em ser gigante, mas só sonha mesmo por que não consegue realizar.
Abrir uma empresa vai além de ter dinheiro para investir em compra de produtos e equipamentos.
Precisa ter algo que é fundamental quando você abre uma empresa com a intenção de ter sucesso no seu negócio.
PLANEJAMENTO
Quando você vai fazer uma viagem seja você dirigindo ou não você faz seu planejamento, se você vai com seu carro ou não, se for com seu carro você tem que fazer a revisão antes de pegar a estrada, dinheiro para emergência, se vai ficar em hotel ou não e por aí em diante.
E quando você tem uma empresa é a mesma coisa você irá fazer uma viagem, uma viagem na qual você irá realizar seu e os sonhos de muitas pessoas, você irá ser a razão da transformação de vida, você tem que transformar vida para ser um empresário bem sucedido, logo você vai saber o porquê.
O planejamento empresarial é o mapa e a bússola que irá dar rumo a sua empresa(embarcação) no mercado (mar).
Agora você vai descobrir quais são as etapas para se fazer um planejamento empresarial
Missão, Visão e Valores: O que sua empresa é?
:O = “EU ABRI MINHA EMPRESA PARA GANHAR DINHEIRO”
Isso não é a razão, foi a sua motivação, motivo que te levou a agir. A razão está na escolha do segmento do mercado que você escolheu.
Uma padaria abriu um bairro pois não há uma padaria naquela rua, isso não é a razão sim o motivo, razão está ligada a identidade da empresa.
Antes de definirmos metas, métricas e métodos, precisamos criar uma identidade para sua empresa.
Antes de definirmos metas, métricas e métodos, precisamos criar uma identidade para sua empresa.
Fazemos isso definindo
- Por
que a empresa existe?
- Onde
ela quer chegar?
- Quem
levará ela até lá?
No mundo empresarial isso é Missão, Visão e Valores.
Missão :Aqui se define qual a missão que sua empresa tem, qual é o objetivo que
ela quer alcançar.
Visão: É o sonho que empresa almeja alcançar
Valores: São as atitudes e comportamentos da empresa para cumprir a missão e
visão.
Missão
Missão não pode ser
inteiramente ligada ao produto e sim ao propósito de sua empresa
Exemplo
Fábrica de calçados
ERRADO
|
CERTO
|
Vender sapatos a
menor preço
|
Oferecer
experiência ao cliente de ter os pés confortáveis 24 horas por dia.
|
A missão está associada a transformação que você quer levar ao seu
público alvo. E não somente associada ao seu produto.
Visão
A visão está ligada
no que o que te inspira a ter seu negócio, é onde você quer chegar e não metas.
Metas você alcança e
passa para outra meta, a visão é ligada ao sonho, no sonho você alcança e
agrega mais coisas para expandir ainda mais o sonho.
Exemplo
Ser a maior Fábrica
de calçados da Bahia em 5 anos
As metas será o que
fará o sonho, que a visão se tornar, realidade logo a visão e o ponto maior que
se deseja chegar.
Valores
Os valores são os
comportamentos que tanto os colaboradores e o próprio empresário tem que
desenvolver para levar a empresa a cumprir sua visão e se manter fiel a sua
missão.
Uma fábrica de calçados
que quer “Oferecer experiência ao cliente de ter os pés confortáveis 24 horas
por dia” e “Ser a maior Fábrica de calçados da Bahia em 5 anos”. Tem que
ter um conjunto de comportamentos bem definidos.
Se um dos valores é a
Empatia, vai além do significado da palavra que é se colocar no lugar do outro
a empresa deve descrever melhor como a empatia levará a empresa para onde ela
quer
- Empatia
- Conseguir
compreender ponto de vista do cliente, sem bater de frente com ele.
- Não
ser rude ou agressivo ao divergir com outros colaboradores ou cliente
Não basta fazer só os
esperados bom colocar os que não são desejáveis
Conclusão: Planejamento Estratégico - Identidade Organizacional
Como a sua empresa é
vista por seus clientes e fornecedores é algo muito importante, vai além da
reputação de ser bom prestador de serviço ou bom pagador. Essa identidade irá
fazer você atrair bons parceiros e pessoas que queiram fazer negócio com a sua
empresa.
"as organizações e seus grupos são
categorias sociais e, portanto, existe em seus membros a percepção que são
membros dela. De forma significativa, portanto, as organizações existem na
mente de seus membros e a identidade organizacional é parte da identidade
individual de seus membros. As necessidades e comportamentos são coletivos e a
ação dos membros da organização é influenciada por suas autoimagens
organizacionais "(Brown, 1997).
Não é só você, para
sua empresa se organizar e ir para frente não dependerá só de quanto está vendendo
ou do salário que você paga.
Quando a Missão,
visão e valores são definidos, além de sua empresa ter o mapa e a bússola para
navegar até onde você idealizou chegar, seus colaboradores também irá saber
onde a empresa quer chegar e quais comportamentos são esperados deles.
Exemplo
Vamos dar um exemplo
da missão visão e valores da RValentim.
Missão
Ajudar no
desenvolvimento de pequenas empresas auxiliando nas áreas de gestão.
Visão
Ajudar 5 empresas a
se tornarem grandes em 7 anos.
Valores
- Polimático
- Estar
buscando conhecimentos que possam agregar valor não só a gestão como
também como a diversos segmentos de mercado.
- Estar
em constante atualização sobre a área específica, assim como também na
área de gestão em geral.
- Persistência
- Sempre
buscar soluções inovadoras para os problemas que surgirem
- Ter
autoconfiança moderada, para fazer e inspirar outros no ambiente de
trabalho
- Interpessoalidade
- Saber
escutar e defender suas ideias sem agressividade
- Administrar
suas fraquezas
- Passar
confiança
Exercícios
Para essa primeira
parte é muito importante você definir a missão visão e valores de sua empresa
pois ela será a identidade de como sua empresa é, e qual as atitudes esperadas
dos seus colaboradores.
Comente aqui qual sua
missão, visão e valores.
Isso tudo meus
amigos, quero que seu sucesso seja melhor do que ontem, e sempre esteja
motivado pelos seus sonhos.
Você é incrível e
capaz de fazer tudo o que você quiser.
Fontes:
Nenhum comentário
Se comentario está em analise