Planejamento Estratégico: Parte1 - Identidade Empresarial

Share:






PODCAST#1 Planejamento Estratégico PARTE 1





Planejamento estratégico é o mapa para organizar sua empresa, para isso é necessário a você saber quem é sua empresa. Isso se dá através da identidade organizacional que é definida pela missão,visão e valores.

Muitos empresários quando abrem sua empresa se preocupam com 3 coisas: Vendas, Estoque e mão de obra barata. Nessa ordem o terceiro é usado uma frase muito errada caso não dê certo uma pessoa na empresa “Tem uma fila de pessoa querendo emprego”.

Bem, mas nesse modelo de só se preocupar com as vendas, estoque e “empregados” a empresa fica andando em círculo e querendo vencer uma maratona, o empresário sonha em ser gigante, mas só sonha mesmo por que não consegue realizar.

Abrir uma empresa vai além de ter dinheiro para investir em compra de produtos e equipamentos.


Precisa ter algo que é fundamental quando você abre uma empresa com a intenção de ter sucesso no seu negócio.



PLANEJAMENTO


Quando você vai fazer uma viagem seja você dirigindo ou não você faz seu planejamento, se você vai com seu carro ou não, se for com seu carro você tem que fazer a revisão antes de pegar a estrada, dinheiro para emergência, se vai ficar em hotel ou não e por aí em diante.

E quando você tem uma empresa é a mesma coisa você irá fazer uma viagem, uma viagem na qual você irá realizar seu e os sonhos de muitas pessoas, você irá ser a razão da transformação de vida, você tem que transformar vida para ser um empresário bem sucedido, logo você vai saber o porquê.

O planejamento empresarial é o mapa e a bússola que irá dar rumo a sua empresa(embarcação) no mercado (mar).

Agora você vai descobrir quais são as etapas para se fazer um planejamento empresarial

Missão, Visão e Valores: O que sua empresa é?


Abrir uma empresa sem ter o planejamento e sinônimo de não saber o porquê você abriu uma empresa

:O = “EU ABRI MINHA EMPRESA PARA GANHAR DINHEIRO”

Isso não é a razão, foi a sua motivação, motivo que te levou a agir. A razão está na escolha do segmento do mercado que você escolheu.

Uma padaria abriu um bairro pois não há uma padaria naquela rua, isso não é a razão sim o motivo, razão está ligada a identidade da empresa.

Antes de definirmos metas, métricas e métodos, precisamos criar uma identidade para sua empresa.


Fazemos isso definindo

  • Por que a empresa existe?
  • Onde ela quer chegar?
  • Quem levará ela até lá?

No mundo empresarial isso é Missão, Visão e Valores.

Missão :Aqui se define qual a missão que sua empresa tem, qual é o objetivo que ela quer alcançar.

Visão: É o sonho que empresa almeja alcançar

Valores: São as atitudes e comportamentos da empresa para cumprir a missão e visão.

Missão

missão visão e valores de uma empresa


Missão não pode ser inteiramente ligada ao produto e sim ao propósito de sua empresa

Exemplo

Fábrica de calçados

ERRADO
CERTO
Vender sapatos a menor preço
Oferecer experiência ao cliente de ter os pés confortáveis 24 horas por dia.  

A missão está associada a transformação que você quer levar ao seu público alvo. E não somente associada ao seu produto.

Visão

Missão visão e valores de uma empresa

A visão está ligada no que o que te inspira a ter seu negócio, é onde você quer chegar e não metas.
Metas você alcança e passa para outra meta, a visão é ligada ao sonho, no sonho você alcança e agrega mais coisas para expandir ainda mais o sonho.

Exemplo

Ser a maior Fábrica de calçados da Bahia em 5 anos

As metas será o que fará o sonho, que a visão se tornar, realidade logo a visão e o ponto maior que se deseja chegar.

Valores

Missão visão e valores de uma empresa

Os valores são os comportamentos que tanto os colaboradores e o próprio empresário tem que desenvolver para levar a empresa a cumprir sua visão e se manter fiel a sua missão.

Uma fábrica de calçados que quer “Oferecer experiência ao cliente de ter os pés confortáveis 24 horas por dia” e “Ser a maior Fábrica de calçados da Bahia em 5 anos”. Tem que ter um conjunto de comportamentos bem definidos.

Se um dos valores é a Empatia, vai além do significado da palavra que é se colocar no lugar do outro a empresa deve descrever melhor como a empatia levará a empresa para onde ela quer

  • Empatia
      • Conseguir compreender ponto de vista do cliente, sem bater de frente com ele.
      • Não ser rude ou agressivo ao divergir com outros colaboradores ou cliente

Não basta fazer só os esperados bom colocar os que não são desejáveis

Conclusão: Planejamento Estratégico - Identidade Organizacional

identidade organizacional


Como a sua empresa é vista por seus clientes e fornecedores é algo muito importante, vai além da reputação de ser bom prestador de serviço ou bom pagador. Essa identidade irá fazer você atrair bons parceiros e pessoas que queiram fazer negócio com a sua empresa.

"as organizações e seus grupos são categorias sociais e, portanto, existe em seus membros a percepção que são membros dela. De forma significativa, portanto, as organizações existem na mente de seus membros e a identidade organizacional é parte da identidade individual de seus membros. As necessidades e comportamentos são coletivos e a ação dos membros da organização é influenciada por suas autoimagens organizacionais "(Brown, 1997).
Não é só você, para sua empresa se organizar e ir para frente não dependerá só de quanto está vendendo ou do salário que você paga.

Quando a Missão, visão e valores são definidos, além de sua empresa ter o mapa e a bússola para navegar até onde você idealizou chegar, seus colaboradores também irá saber onde a empresa quer chegar e quais comportamentos são esperados deles.

Exemplo



Vamos dar um exemplo da missão visão e valores da RValentim.

Missão
Ajudar no desenvolvimento de pequenas empresas auxiliando nas áreas de gestão.
Visão
Ajudar 5 empresas a se tornarem grandes em 7 anos.
Valores
  • Polimático
    • Estar buscando conhecimentos que possam agregar valor não só a gestão como também como a diversos segmentos de mercado.
    • Estar em constante atualização sobre a área específica, assim como também na área de gestão em geral.
  • Persistência
    • Sempre buscar soluções inovadoras para os problemas que surgirem
    • Ter autoconfiança moderada, para fazer e inspirar outros no ambiente de trabalho
  • Interpessoalidade
    • Saber escutar e defender suas ideias sem agressividade
    • Administrar suas fraquezas
    • Passar confiança

                       

Exercícios


Planejamento estrategico ação

Para essa primeira parte é muito importante você definir a missão visão e valores de sua empresa pois ela será a identidade de como sua empresa é, e qual as atitudes esperadas dos seus colaboradores.

 É só você baixar o Arquivo em PDF ou Word e aqui no link abaixo.

Comente aqui qual sua missão, visão e valores.

Isso tudo meus amigos, quero que seu sucesso seja melhor do que ontem, e sempre esteja motivado pelos seus sonhos.

Você é incrível e capaz de fazer tudo o que você quiser.

Fontes:


Nenhum comentário

Se comentario está em analise