Carreira Diplomata: Quanto Ganha, Como se tornar um e sua Rotina - 2024

Share:
Carreira de diplotamata como seguir carreira, quanto ganha,precisa de ensino superior? Tudo que voce precisa saber voce.

Você quer saber o que faz um diplomata e como é sua rotina de trabalho ? Então fique aqui comigo que além de você saber a função aquele exerce e deu dia a dia, você terá um verdadeiro manual de como se torna um profissional diplomata da maneira correta.

Um diplomata não é um cargo de enfeite existe uma razão muito importante para ele existir. Essa função existe desde da Era Mesopotamia, tendo também relatos na China na Dinastia Lý e no Oriente médio antigo.

Os povos islâmicos, desenvolveram os direitos das gentes e direito diplomático, como inviolabilidade e obrigações convencionais.

Podemos dizer que a diplomacia foi uma ferramenta para evitar a guerra e desorganização. A diplomacia moderna tem seu relato no sec 12, primeira missão diplomática em Milão no ano de 1446 em conjunto ao governo de Florença.

Isso devido a separação politica que estava acontecendo na Italia, e nesse cenário que sugue  uma grande figura que é lembrada ate hoje e que ajudou e muito a diplomacia ate hoje. Nicolau Maquiavel.

Para entender o cenário politico da época podemos compreende-lo da seguinte forma.

Os Italianos foram incapazes de se aliar durante muito tempo estando entregues à intriga diplomática e às disputas, e, por suas riquezas, eram atrativos para as demais potências europeias do período, principalmente Espanha e França. A política italiana era, portanto, muito complexa e os interesses políticos estavam sempre divididos. Batalhando entre si, ficavam à mercê das ambições estrangeiras, mas a influência de alguém como Lourenço de Médici havia impedido uma invasão. Com a morte deste em 1492, e a inaptidão política de seu filho, a Itália foi invadida por Carlos VIII, causando a expulsão dos Médici de Florença.

Neste contexto Maquiavel foi o diplomata que consegui reintegrar a Italia e entrega-la novamente ao poder do Principe.

Primeiras Missões Diplomáticas de Maquiavel

Maquiavel diplomata, o principe, livros, filosofia de maquievel,estudos diplomacia.
A primeira de suas missões foi a de convencer um condotiero a continuar recebendo o mesmo soldo. Nesse momento, o governo da República de Florença desejava reaver o controle de Pisa que havia aproveitado a passagem de Carlos VIII para rebelar-se, de forma que, ao realizar essa primeira missão de forma satisfatória, foi enviado em julho de 1499 para negociar com Catarina Sforza, duquesa de Ímola e Forlì a renovação da condota de seu filho Otaviano e para tentar conseguir o auxílio dela com soldados e artilharia para a tomada de Pisa.

Maquiavel Estátua na Galleria degli Uffizi, Florença

O governo de Florença contratara o filho da duquesa por 15 mil ducados sabendo-o mau estrategista militar e Maquiavel tinha como instruções, diminuir o soldo e conseguir tropas e munição para a retomada de Pisa. 


Ele conseguiu de forma satisfatória reduzir o soldo a 12 mil ducados e não comprometeu a cidade na defesa de Ímola e Forlì como queria Catarina. A partir dessa primeira missão, escreveu o Discorso fatto al Magistrato dei Dieci sopra le cose di Pisa, de 1499, seu primeiro escrito político.


Qual a função do Diplomata?

O Itamaraty é o Ministério das Relações Exteriores é o órgão do governo encarregado de auxiliar o Presidente da República na formulação da política externa brasileira. Todos os diplomatas são formados e ligados diretamente a esse órgão.

No site do Itamaraty ele define a função do diplomata nas seguintes palavras. 
... a função do diplomata é... representar o Brasil perante a comunidade de nações; colher as informações necessárias à formulação de nossa política externa; participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil; assistir as missões no exterior de setores do governo e da sociedade; proteger os interesses de seus compatriotas; e promover a cultura e os valores de nosso povo.

O embaixador é um diplomata so que com título conferido ao Chefe de uma Missão Diplomática. Que vai ter as mesma funções com alguns graus elevados.

A representação do Brasil ou qualquer pais em outras federações é importante tanto para o desenvolvimento do pais quanto também para as intermediações de paz. Os diplomatas tem cargo importante para a nação a qual serve. 

José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio branco, o grande diplomata brasileiro,primeiro diplomata do brasil, a pessoa responsavel pela fundação e desenvolvimento da diplomacia brasileira
Nosso patrono da diplomacia brasileira é o Barão do Rio Branco

Sua maior contribuição ao país foi a consolidação das fronteiras brasileiras, em especial por meio de processos de arbitramento ou de negociações bilaterais, conseguindo incorporar definitivamente ao Brasil 900 mil quilômetros quadrados,[4] destacando-se três questões de fronteiras:

Amapá

Obteve uma vitória sobre a França sobre a fronteira do Amapá com a Guiana Francesa, causa ganha pelo Brasil em 1900 em uma arbitragem do governo suíço. A fronteira foi definida no rio Oiapoque.

Palmas

Em 1895, havia já conseguido assegurar para o Brasil boa parte do território dos estados de Santa Catarina e Paraná, em litígio contra a Argentina no que ficou conhecido como a questão de Palmas. Essa primeira arbitragem foi decidida pelo presidente norte-americano Grover Cleveland, e teve como opositor pelo lado da Argentina Estanislau Zeballos, que mais tarde se tornou ministro do exterior argentino e durante muito tempo acusou Rio Branco de perseguir uma política imperialista.

Acre

Foi o prestígio obtido nesses dois casos que fez com que Rodrigues Alves escolhesse Paranhos para o posto máximo da diplomacia em 1902, quando o Brasil estava justamente envolvido em uma questão de fronteiras, desta vez com a Bolívia.

De modo geral já deu para perceber que o o profissional diplomata, sempre ira representar o pais  junto à outras nações, entidades e organismos internacionais.

Teoricamente falando existe 3 áreas de atuação diferentes:
    1. Junto a outros países, em embaixadas e consulados.
    2. Em organismos multilaterais, como a ONU.
    3. No próprio Brasil (um diplomata não precisa estar sempre no exterior!)
Em 2015 um acontecimento marcou em muitos brasileiro a funcionalidade do Itamaraty e dos diplomatas.

Rodrigo Muxfeldt Gularte paranaense, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

E sua execução foi feita em 2015.

Mas não precisamos ir muito para tras para ve o Itamaraty em ação, recetemente, um Brasileiro foi preso na Venezuela devido a pandemia do corona virus.(Gustavo Feitoza)

Passo a Passo Para Se Tornar Um Diplomata No Brasil.

reunião dos formandos em diplomacia,concurso publico,salario,diplomatas e embaixadores



Para ser um diplomata, também é preciso se enquadrar em alguns pré requisitos obrigatórios, que são:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar no gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por universidade     brasileira reconhecida pelo MEC.
  • Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de     exames pré-admissionais.
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino;
Depois de saber quais requisitos se encaixar nele, a pessoa interessada terá que realizar o concurso e ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que é o processo seletivo para ingressar no Itamaraty.

As provas tem duas etapas, uma primeira fase com questões objetivas (chamada popularmente de TPS pelos candidatos), seguida de fases com questões dissertativas.

As informações dadas das provas se baseiam se na ultima prova que foi em 2019.

PRIMEIRA FASE

A primeira fase do CACD tem 73 questão e são divididas em 2 períodos, manhã e tarde, em cada período 4 questões dissertativa.

Que abrangem as matérias de:
  • Português (10 questões)
  • Política Internacional (12 questões)
  • Geografia (06 questões)
  • Direito e Direito Internacional Público (06 questões)
  • Língua Inglesa (09 questões)
  • História do Brasil (11 questões)
  • Historia Mundial (11 questões) 
  • Economia (08 questões).

SEGUNDA FASE

As etapa consistirá em provas dissertativas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito, Espanhol e Francês.

A prova de língua inglesa consiste em uma redação de 400 a 450 palavras, sobre tema determinado, além de duas traduções, de português para inglês e de inglês para português, e de um resumo de texto.

A prova de língua portuguesa consiste em uma redação de 65 a 70 linhas, sobre um tema determinado, além de dois exercícios com respostas entre 15 a 20 linhas.

A prova de língua inglesa consiste em uma redação de 45 a 50 linhas, sobre tema determinado, além de duas traduções, de português para inglês e de inglês para português, e de um resumo de texto.

As provas dissertativas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia e Direito e Direito Internacional Público terão quatro questões cada.

Ademais, na atual edição do concurso, esta fase também inclui provas dissertativas de Francês e Espanhol.

APROVAÇÃO

 Caso consiga ser aprovado, participará do curso , o candidato entrará como 3ª Secretario. Os cargos seguintes na carreira são: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Curso de Formação no Instituto Rio Branco: 

Durante o Curso de Formação, o candidato é preparado para tratar de uma série de temas relevantes para a agenda internacional do Brasil.
  • paz e segurança
  • normas de comércio e relações econômicas e financeiras
  • direitos humanos
  • meio ambiente
  • tráfico ilícito de drogas
  • fluxos migratórios
De fato o futuro diplomata aprendera tudo de forma naturalmente, por tudo o que diz respeito ao fortalecimento dos laços de amizade e cooperação do Brasil com seus múltiplos parceiros externos, tendo sempre como referência os interesses do país.

Instituo Rio Branco


Quanto ganha um diplomata

O salário inicial de um diplomata no Brasil é de R$ 19.199, valor correspondente ao cargo de Terceiro Secretário, que é assumido após aprovação no concurso de admissão do Instituto Rio Branco.

A remuneração vai aumentando conforme o diplomata progride na carreira e assume cargos mais altos, na seguinte ordem:

Segundo Secretário: R$ 21.226
Primeiro Secretário: R$ 22.802
Conselheiro: R$ 24.500
Ministro de Segunda Classe: R$ 26.319
Ministro de Primeira Classe (Embaixador): R$  27.362

Rotina de Trabalho 

Na rotina de trabalho dos diplomatas, destacam-se as seguintes atividades:
    Diplomata sua rotina
  • representar o Brasil perante outros países e organizações internacionais;
  • participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil;
  • reunir informações que contribuam para a formulação da política externa brasileira,
  • promover o comércio exterior brasileiro e atrair turismo e investimentos;
  • promover a cultura e os valores do povo brasileiro;
  • prestar assistência consular aos compatriotas no exterior.
Ao desenvolver atividades consulares, o diplomata apoiará e orientará brasileiros estudantes, vítimas de desastres naturais, violência doméstica ou urbana, presos e desvalidos. Também lhe caberá lavrar atos notariais e organizar as eleições no exterior.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o que precisa para ser um diplomata, precisa ter o nível superior em uma area credenciada no mec. Ser maior de 18 anos e estar em dias com as reponsabilidades eleitorais e do Serviço Militar. 

A primeira vista por parecer que entrar no cargo é difícil, mas realmente condiz com o nível do cargo, o diplomata mesmo sendo o terceiro secretario estará represento o pais em  situações bem especificas.

A complexibilidade do cargo pede  os melhores candidatos possíveis, mas tudo esta ligado a missão, se você se identificou com o cargo e não somente com o salario, vale muito a pena sim dedicar e estudar para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

É uma carreira nobre que vem de muitos tempos que já decidiu o rumo e a estrutura geográfica do Brasil, e que impacta de forma direta a nos Brasileiros.

Ser um diplomata não significa ser só um bom mediador ou um bom politico, significa colocar os interesses da nação em primeiro lugar e lutar para concretizá-los.

Obviamente que o salario é um fator que motiva a todos, mas sempre o preenchimento do ser está no sentido do que ele faz , do que ele constrói, do seu proposito.

Muitos pensa que não pode existir pessoas ricas infelizes, ou que uma pessoa em uma determina função sempre será feliz nunca infeliz. 

Acredite se não for a verdadeira missão dele aqui na terra, sim ele será um ser infeliz, do tipo que sempre espera o final de semana e fica triste pela segunda feira.

Eu falei mais sobre Proposito no meu artigo:

Isso é tudo pro hoje, espero lhe ver no nosso próximo artigo. 

Forte abraço...


Nenhum comentário

Se comentario está em analise