Pequenas & Medias Empresas : Analise SWOT Diagnostico empresarial

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SWOT é um termo em inglês que se refere a um conjunto de quatro palavras: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”. Traduzidas para o português, elas significam “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.


Hoje vamos falar sobre diagnostico empresarial, mais precisamente sobre analise SWOT. Você sabe o que é diagnostico empresarial? Já utilizou ou sabe do que a analise SWOT é capaz de fazer no seu negocio?

No artigo Planejamento Estratégico: Parte1 - Identidade Empresarial chegamos  a falar sobre analise swot mas qui é uma forma mais pratica de falar sobre essa ferramenta.


VÍDEO | Analise SWOT











Para acompanhar melhor esse artigo faça DOWNLOAD gratuito da Ferramenta.    

Porque Analise SWOT é Importante para seu negocio


Pense que você é um capitão de um embarcação que carrega um material muito valioso e tem que ir do Brasil ate Europa. Porem você está sem bussola, gps, mapa sem qualquer instrumento de localização.

Você conseguiria chegar dentro do prazo? Ou melhor você conseguiria chegar ate o destino?

Assim como os navios utilização instrumento para se localizarem as empresas devem também utilizar de ferramentas para analisar o ambiente que está inserido e também para saber suas foras e pontos fracos.

Assim como bussola, gps, mapa, a analise Swot Junto ao planejamento estratégico te da a direção de crescimento da sua empresa e também das necessidades internas e externas que sua empresa possa ter.
 
Mas antes de iniciar nosso artigo que te convidar para

Spot-Alavanque-seu-negocio



Situações sobre Diagnostico empresarial


Trabalhei já em 3 empresas que não tinha planejamento nenhum, o primeiro era prestador de serviço ligado a construção civil, o responsável da empresa não tinha métricas de gestão financeira, nem sabia onde ele queria chegar.

Era só recebendo e gastando. Ele ainda continua na mesma condição em um loop infinito

A segunda empresa foi no ramo de alimentação, esse já diferente tinha controle financeiro muito maior e sabia onde queria chegar, porem não tinha seu planejamento pronto nem estrategia para cada etapa.

O grande sonho dele ainda não chegou lá. Mas de todos acho o mais capaz.

E essa ultima empresa é a junção dos problemas citados, financeiro com estrategia, o que resultou, para ter retorno sobre o investimento se alongou mais do que imaginado.


O que Fazer


A analise SWOT é uma matriz fácil de usar, ela tem a missão de analisar informações sobre ambiente interno da empresa e o ambiente externo.

Informações que levam em consideração clientes,fornecedores , grupos sociais, tecnologia, leis, seus colaboradores, o capital humano e outros fatores.

Aqui temos que falar que um dos ativos mais precioso da sua empresa é a informação, veja o google, a missão dela

...é  organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos. 
A google é uma empresa milionária e o que ela vende? Informação, a uber utiliza informação para os motoristas e passageiros e diversas outras empresas.

A informação é o outro do sec21 e tem em abundancia basta saber utilizar. E a informação é o que precisamos para fazer o diagnostico empresarial, para medir as forças que controlamos e que não controlamos utilizamos a matriz FOFA.

A matriz SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Que traduzindo fica FORÇA,FRAQUEZA, OPORTUNIDADE e AMEAÇA. Dai que vem o apelido Matriz FOFA.

Como fazer Analise Swot


Para fazer essa analise você tem que dividir essa analise em ambientes, AMBIENTE EXTERNO e AMBIENTE INTERNO


AMBIENTE INTERNO



usualmente o ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle. Isto é, tem como agir sobre ele.



No ambiente interno encontrasse as foras e a fraqueza da empresa.São todas as variáveis que empresa pode controlar.

Você tem que pensar da seguinte maneira, nos pontos fracos,  o que se você melhorasse hoje sua empresa seria impactada de forma positiva?

Nos pontos fortes, produção rápida, rápida entrega , sabor. Tudo que os clientes dizem sobre seu produto.

Reflita como está sua empresa hoje no cenário atual, depois coloque os pontos fortes e fracos que sua empresa tem. O ambiente interno é controlável, porque a situação que você está hoje pode mudar só com a iniciativa do empreendedor.

Fracos

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar seus pontos fracos, os pontos mais frágeis de sua empresa.

  • Tenho uma mão-de-obra capacitada?
  • Existem lacunas de treinamento?
  • Por que a concorrência é escolhida?
  • Por que meu engajamento não funciona?

Pontos Fortes

Aqui você dever olhar quais sãos as vantagens que você tem em relação ao seu mercado e também seus concorrentes.

  • Quais são as atividades melhor realizadas?
  • Quais são os melhores recursos?
  • Qual é a sua maior vantagem competitiva?
  • Qual é o nível de engajamento dos clientes?



AMBIENTE EXTERNO

fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais

Nessa parte você coloca quais as ameaças, ou o que pode fazer seu Produto / Serviço deixar de existir. E também colocar quais são as oportunidades que seu mercado está dando, liberação de credito, governo reduzindo imposto.

Nessa parte, você não controla os fatores ele que influencia diretamente ou indiretamente no seu negocio.

 Agora que você sabe como montar sua analise SWOT, que tal fazer a sua ? Eu preparei um template gratuito e só baixar e preencher com as informações, fácil pratico e ágil.


       
Esse post teve como objetivo lhe apresentar a ferramenta de diagnostico empresarial, ainda tem outras que é de importância muito grande também.

No próximo Artigo vamos ver sobre KPI e como ele é importante para sua empresa

Por hoje é só , ate mais... 

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